Devido à pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas foram obrigadas a ficar em suas casa, saindo apenas em casos extremamente necessários, para evitar se contaminar com a doença. Com isso, utilizar serviços de delivery virou opção para matar a fome ou comprar alguma coisa.
Leia também: Qual o melhor álcool gel para higienizar as mãos?
Entretanto, até quem está em casa e é adepto do delivery precisa de cuidados. Há o risco de levar o novo coronavírus para casa em uma embalagem contaminada, por exemplo.
Não se sabe ao certo quanto tempo o vírus pode sobreviver em superfícies variadas, mas alguns estudos preliminares indicam que ele se comporta como outros vírus de sua família, que resistem por horas e até dias em locais diversos, dependendo do clima e do material da superfície.
Levando isso em conta, Felipe Folco, diretor médico da Cia da Consulta, e o farmacêutico Jamar Tejada separaram dicas de higienização e outras que vão te ajudar diminuir ainda mais o risco de infecção pelo novo coronavírus ao receber seu pedido no delivery.
Cuidado ao pagar e ao pegar o seu pedido
O primeiro passo é usar a tecnologia e fazer o pagamento já pelo aplicativo. ''Para evitar o contato, tente fazer o pagamento online, para não have troca de dinheiro ou pagamento em cartão na hora'', recomenda o farmacêutico Jamar Tejada.
''Se possível, utilize luvas na hora de receber a entrega, evitando contato direto da mão com um possível vírus que possa estar na superfície da sacola ou da embalagem'', acrescenta Felipe Folco.
Leia também: Coronavírus: Hospital de campanha em Guarulhos terá triagem com drive thru
Higienizar as mãos é fundamental
Mesmo utilizando luvas ao receber seu pedido, é preciso seguir outros cuidados. ''Para colocar ou retirar as luvas, é possível que você entre em contato com uma superfície infectada pelo novo coronavírus'', explica o farmacêutico, que completa: ''Independente de usar luvas ou não, é importante que a higienização das mãos seja sempre feita''.
Leia também: Médicos contestam resistência de Bolsonaro ao coronavírus por ter sido atleta
É preciso também higienizar a embalagem?
''Por não sabermos ao certo quanto tempo o vírus pode sobreviver em uma superfície, é recomendado que ao receber o delivery, a embalagem seja higienizada com álcool 70% , para eliminar a possibilidade de contágio pela embalagem'', recomenda Folco.
E como descatar a embalagem sem eu me contaminar?
Além do manuseio na hora de receber, Tejada também chama a atenção para o descarte correto de embalagens e sacolas. ''Após o manuseio das embalagens, é recomendado que o produto ou alimento recebido seja transferido para uma superfície limpa e a embalagem seja descartada em um lixo com tampa'', explica.
''Caso não seja possível descartar em um lixo com tampa, recomendo que a embalagem seja descartada em uma sacola de lixo, e que depois a sacola seja amarrada, evitando qualquer tipo de contaminação no lixo comum'', completa.