coronavírus arrow-options
Pixabay/Tumisu
O coronavírus ataca os brônquios e gera infecção pulmonar, mas outros órgãos podem ser afetados

O novo coronavírus (Sars-CoV-2) afeta o corpo humano causando uma inflamação nos pulmões do paciente, mas testes clínicos realizados ao redor do mundo mostram evidências de que ele também pode afetar outras regiões do corpo.

LEIA MAIS: Itália vai usar anticorpos de pacientes curados para tratar Covid-19

Além dos problemas respiratórios, a Covid-19 também pode afetar o coração, intestino, rins, funções neurológicas e até mesmo o fígado. Estes quadros complicam ainda mais o tratamento de casos severos da doença, segundo os médicos. 

Quando o vírus ataca outros órgãos, as funções de defesa do corpo humano são afetadas, causando grande dano ao organismo, dizem os pesquisadores. Quase metade dos pacientes hospitalizados com a Covid-19 estão excretando sangue ou proteínas pela urina, indicando dano nos rins, segundo o doutor Alan Kliger, da Universidade de Medicina de Yale.

Em Wuhan (China), médicos apontaram que entre 14 e 30% dos pacientes da UTI perderam funções renais, com a necessidade de realizar diálise ou terapia. Nas unidades de tratamento de Nova York, a presença de profissionais para tratar este tipo de problema com urgência está cada vez mais requisitada. 

“Há um grande número de pessoas com este problema. É algo novo para mim”, disse o Dr. Kliger ao Washington Post. “É possível que o vírus também tenha atuação nas células dos rins”. Novos testes poderão trazer conclusões sobre o assunto. 

    Veja Também

      Mostrar mais