As formas de prevenção contra o Covid-19 , única ferramenta para frear o avanço da pandemia por enquanto, são amplamente buscadas por quem precisa se adaptar às diferentes situações cotidianas: o que deve ser feito ao entrar e sair de casa, como evitar a propagação do vírus no ambiente doméstico e até a forma correta de usar a máscara de proteção são questões comuns durante a pandemia. 

mãos
Pexels / Creative Commons
Lavar as mãos é uma das melhores armas contra o novo coronavírus

Para resolver completamente as suas dúvidas e testar conhecimentos, o iG Saúde elaborou um teste sobre as medidas de prevenção, além de uma atualização sobre as recomendações dos profissionais e do próprio Ministério da Saúde. 

Teste seus conhecimentos sobre a prevenção 



Continuou com dúvida? Confira abaixo o que orientam os especialistas.

Qual a melhor maneira de lavar as mãos? 

A lavagem correta e frequente das mãos é o hábito mais importante no combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2). Apesar de parecer simples, a medida exige cuidados que nem sempre recebem a atenção necessária.

O tempo mínimo de lavagem para que a limpeza seja correta, por exemplo, é de 20 segundos . Além disso, áreas como o espaço entre os dedos e os punhos são frequentemente esquecidas na hora da lavagem.

Como lavar corretamente as mãos: 

  • Ensaboe as mãos e esfregue as palmas entre si;
  • Faça movimentos circulares com os dedos de uma mão na palma da outra;
  • Entrelace os dedos das duas mãos, e limpe a região entre os dedos;
  • Repita o processo de dedos cruzados — agora com as palmas juntas;
  • Esfregue a palma da mão contra as “costas” da outra;
  • Para limpar as unhas e embaixo delas, imite a forma de uma concha com as mãos e faça movimentos verticais uma mão contra a outra, juntando-as em sentido oposto;
  • Esfregue os antebraços e punho.


Como devo higienizar a casa? 


Principalmente em residências com maior número de pessoas, é possível a proliferação do vírus nos próprios cômodos caso o cuidado não seja correto. Em entrevista prévia ao iG, a influenciadora digital Isa Santana, do perfil ‘Simples o Dia a Dia’ ensinou algumas técnicas de limpeza para se manter longe do vírus.

Leia mais:  Isolamento pesou? Veja grupos de psicólogos que atendem online e gratuitamente

“Todos os ambientes da nossa casa deve ser limpos e higienizados ”, explica. Ela reforça a importância de cuidar bem dos utensílios de cozinha que são usados por todos os membros da família. “Os cuidados com as louças são muito importante. Lave talheres, copos e louças em geral com um bom lava-louças ou com bastante água e sabão, que elimina as bactérias e vírus”.

Especialistas ainda  apontam que os produtos de limpeza que contém cloro são efetivos no combate aos vírus, incluindo também o álcool comum usado na cozinha. Na hora da higienização, invista na água sanitária, desinfetantes em geral, limpadores multiuso com cloro ou álcool e no detergente.

Quais os cuidados ao entrar em casa? 

Para não levar as bactérias e vírus para dentro da residência, a recomendação dos profissionais de saúde é que ao entrar em casa você tire os sapatos usados e deixe-os na porta, troque as roupas e lave os braços com água e sabão até a altura dos cotovelos, caso não seja possível tomar banho imediatamente. 

As roupas que foram usadas durante o tempo fora de casa também deve ser separadas das demais e um recipiente próprio para elas. A lavagem pode ser feita junto com outras roupas sujas, mas é importante manter atenção aos produtos utilizados: a quantidade suficiente de sabão e - caso possível - água sanitária deve ser considerada. 

Quais cuidados devo tomar com as máscaras de pano? 

Como forma de aumentar a prevenção durante os momentos fora de casa - apesar de não haver flexibilização nas medidas de isolamento físico - o Ministério da Saúde recomenda o uso de máscaras de pano que podem ser feitas em casa. Apesar de proteger menos do que o ítem hospitalar, as máscaras são recomendadas para quem não possui sintomas da doença e permanece em ambiente doméstico.

Leia mais:  Covid-19 também ataca coração, rins e sistema neural

O Ministério, porém, reforçou algumas recomendações sobre o uso e os critérios para as máscaras, que devem ser considerados para uma proteção adequada. 

  • É necessário que a máscara seja de uso individual 
  • Uma mesma máscara só deve ser usada durante duas horas, depois desse tempo é necessário trocar. 
  • Como barreira física contra o vírus, é necessário que a máscara tenha duas camadas de pano
  • É importante que ela tenha elásticos para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca, protegendo a boca e nariz. 
  • Álcool é mais importante do que água e sabão? 

O Álcool em gel talvez seja o produto mais popular quando o assunto é prevenção do novo coronavírus. Eficaz, ele ajuda na eliminação do patógeno - que possui uma barreira de gordura sensível ao álcool. A informação faz com que muitas pessoas acreditem que o produto deve ser utilizado em conjunto com a água e sabão ou que ele é deve ser priorizado. 

De acordo com o pneumologista e pesquisador do Hospital Oswaldo Cruz, Elie Fiss, “A higiene das mãos é fundamental para evitar viroses , lembrando que são elas que podem deslocar os microorganismos presentes nas superfícies para o nosso rosto e mucosas”. A forma como a higiene é realizada, porém, não depende necessariamente do álcool em gel. 

“O álcool deve ser priorizado em momentos onde não há água corrente e sabão disponível, como no transporte público. Dentro de casa , o melhor é continuar com a lavagem tradicional”, explicou o profissional em entrevista ao iG

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!