Covid-19
Reprodução
Complicação é mais frequente em pacientes abaixo de 50 anos, dizem especialistas

Médicos nos Estados Unidos relatam que a Covid-19 pode causar acidente vascular cerebral em pacientes jovens que não mostram traços da doença. Segundo as autoridades de saúde, os afetados relutam em ligar para a emergência por conta do surto do novo coronavírus. 

LEIA MAIS: Comunidade científica está confiante para vacina contra Covid-19

A comunidade médica já trabalha com a possibilidade das infecções pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) causar a coagulação involuntária do sangue. O acidente vascular encefálico poderia ser uma das consequências. 

O neurocirurgião Dr.Thomas Oxley contou à BBC International que a maioria dos pacientes afetados pelo acidente vascular encefálico tinham idade abaixo de 50 anos, com poucos ou nenhum sintoma da Covid-19. 

"Aparentemente, o vírus aumentou a coagulação no sangue de artérias largas, conduzidno o paciente ao derrame cerebral”, diz o médico. “A maioria dos pacientes não tinha comorbidade e estava em casa no momento em que foi afetado. Não é comum que pessoas tão novas tenham derrames”. 

Dos cinco pacientes afetados pelo acidente vascular cerebral acompanhados pelo Dr. Oxley, um veio a óbito e outros três estão em terapia intensiva. Apenas um foi dispensado para se tratar em casa, mas precisará ser acompanhado de perto por profissionais da saúde.  

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!