Um estudo recente realizado na Universidade de Medicina de Hamburgo, na Alemanha aponta que homens com níveis mais baixos de testerona podem ser mais suscetíveis a complicações causadas pela Covid-19 e, em casos extremos, óbito. Segundo a pesquisa, o hormônio ajudaria regular o sistema imunológico dos pacientes.
O estudo utilizou resultados de 45 pacientes confirmados em Terapia Intensiva para tratamento de Covid-19 e dedicou atenção aos níveis hormonais de cada um. A testosterona é importante no enfrentamento do corpo para regular várias respostas do sistema imunológico, incluindo infecções virais.
Entre os homens que participaram do teste, aproximandamente 69% apresentaram baixos níveis de testosterona . Ao mesmo tempo, 60% das pacientes mulheres registraram níveis mais altos de testosterona.
Leia mais: 30% dos pacientes graves em São Paulo apresentam insuficiência renal
Uma pesquisa anterior, realizada nos EUA , já havia apontado o fato de que os homens correm quase duas vezes mais risco de morte por Covid-19 do que as melhores. Até então, porém, nenhuma justificativa hormonal havia sido descoberta.