Suplementos de vitamina D em alta dosagem não têm efeito contra a Covid-19 , doença transmitida pelo novo coronavírus. A informação foi provada em estudo publicado na edição de hoje, 22, do periódico científico BMJ Nutrition, Prevention & Health.
Leia também: Sociedade de Cardiologia não recomenda uso de cloroquina para Covid-19
O estudo foi executados em países europeus, além do Reino Unido e Estados Unidos. Segundo os pesquisadores, não existem evidências que embasam que vitamina D é eficaz em tratamentos contra a doença.
Segundo notícias sem embasamento na ciência, doses maiores que 4.000 IU/d de vitamina D poderiam ser eficazes para tratar a doença transmitida pelo novo coronavírus .
Leia também: Covid-19: universidade de Oxford testará vacina em crianças e idosos
No entanto, cientistas deste estudo não encontraram explicações científicas para a afirmação, mas sim associações da falta de vitamina D em indivíduos que sofrem de infecções agudas respiratórias. Assim, a tese não é associável à Covid-19 .
A chefe do Departamento de Ciências da Nutrição da Universidade de Surrey, Sue Lanham-New, encabeçou o estudo.
Leia também: Covid-19 já mata mais que diabetes, câncer de mama e AVC por dia no Brasil
“Um nível adequado de vitamina D
no corpo é crucial para nossa saúde em geral. Muito pouco, pode levar ao raquitismo ou ao desenvolvimento de osteoporose. Mas exagerado pode levar ao aumento dos níveis de cálcio no sangue, o que pode ser danoso”, ela afirmou