dedo com cordao vermlho
Thinkstock/Getty Images
Demência se torna preocupação crescente à medida que a população envelhece

LONDRES - Pensamentos negativos frequentes ao longo da vida podem estar ligados a um declínio cognitivo, o que levaria a maiores chances de desenvolver Alzheimer. É o que aponta uma pesquisa desenvolvida pela University College London , que analisou o efeito do pessimismo em mais de 350 pessoas, divulgada pela CNN.

Leia mais: 


Segundo a pesquisa, a preocupação frequente com o futuro e a visão negativa em relação ao mundo seriam responsáveis por um aumento no número de duas proteínas (tau e beta amilóide), ambas ligadas ao Alzheimer. Os pesquisadores analisaram os participantes durante um período de dois anos através de exames de PET (tomografia por emissão de pósitrons).

As varreduras mostraram que as pessoas que passaram mais tempo pensando negativamente tinham mais acúmulo de tau e beta amilóide, pior memória e maior declínio cognitivo em um período de quatro anos, em comparação com as pessoas que não eram pessimistas. O estudo também testou os níveis de ansiedade e depressão e encontrou maior declínio cognitivo em pessoas deprimidas e ansiosas.

"Este é o primeiro estudo que mostra uma relação biológica entre o pensamento negativo repetitivo e a patologia da doença de Alzheimer , e oferece aos médicos uma maneira mais precisa de avaliar riscos e oferecer intervenções mais personalizadas", disse o neurologista Dr. Richard Isaacson ao site da CNN, fundador da Clínica de Prevenção de Alzheimer do NYork-Presbyterian e no Weill Cornell Medical Center, que não estavam envolvidos no estudo.

"Isso não significa que um período de pensamento negativo a curto prazo causará a doença de Alzheimer", disse Fiona Carragher, chefe de política e pesquisa da Alzheimer's Society em Londres. "Precisamos de mais investigações para entender melhor isso. A maioria das pessoas no estudo já foi identificada como tendo maior risco de desenvolver a doença de Alzheimer; portanto, precisamos ver se esses resultados ecoam na população em geral", disse ela ao site da CNN, "e se o pensamento negativo repetido aumenta o risco de Própria doença de Alzheimer", finaliza.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!