Pacientes que necessitam de respiradores costumam levar 30 dias ou mais pra se recuperarem da Covid-19
Warley de Andrade/TV Brasil
Pacientes que necessitam de respiradores costumam levar 30 dias ou mais pra se recuperarem da Covid-19

O novo coronavírus (Sars-Cov-2) se manifesta de maneira diferente em cada infectado. Embora a maioria se livre do vírus dentro de 10 a 15 dias, pessoas dos grupos de risco costumam permanecer internadas por até 30 dias, podendo até ultrapassar esse tempo. Entenda como se dá essa diferença de resposta ao patógeno:

Veja também

Pacientes de sintomas leves

Pacientes que adquirem apenas sintomas leves de Covid-19 (tosse, febre, fadiga, dor de garganta e dores de cabeça e no corpo) geralmente possuem boa imunidade e demoram no máximo 15 dias para vencer a infecção pelo vírus. Esse é o período que o sistema imunológico precisa para identificar o vírus e produzir o anticorpo IgM (que indica infecção na fase ativa). Em seguida, o IgM vira IgG (anticorpos de memória permanente que atuam na fase mais tardia da infecção).

Pacientes que apresentam sintomas graves

Já os infectados com baixa imunidade ou que fazem parte de algum grupo de risco podem evoluir para um quadro mais grave, no qual pode ser necessário internação e, possivelmente, suporte de oxigênio. Nesse tipo de caso, o período médio é de 10 a 15 dias no hospital até receber alta. Depois disso, são mais 5 ou 10 dias em casa até estarem completamente recuperados.

Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) 

Um menos número de pacientes não melhoram nem mesmo com uso da máscara de oxigênio e precisam ser entubados. Estes acabam necessitando de internação em terapia intensiva e, em média, permanecem por até 20 dias. Caso o tratamento seja efetivo, são mais 10 dias em acompanhamento na enfermaria até receber alta hospitalar. No entanto, nessa fase, podem ocorrer complicações e o prazo pode ser esticado até a estabilização do paciente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!