O governador João Doria
Divulgação/Governo de SP
O governador João Doria

Pela primeira vez desde que a Covid-19 chegou ao Brasil, o interior de São Paulo superou a capital em casos registrados do novo coronavírus (Sars-coV-2). Segundo apurado por Cesar Tralli e divulgado pela GloboNews , entre 15 e 21 de junho foram 15.342 casos na capital enquanto no interior foram registrados 17.932 casos da doença.

Nesta segunda-feira (22), durante coletiva de imprensa do governo, Marcos Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, falou sobre o assunto. 

“O interior do estado de São Paulo passou a capital no número de novos casos. O interior já tem 14,5% a mais de novos casos a mais do que a capital na última semana. Isso registra uma inversão na lógica que se deu em um primeiro momento em que a capital era o epicentro da pandemia no estado", disse.

"Essa inversão significa uma atenção maior dos gestores públicos municipais no combate ao coronavírus em todo o interior de São Paulo. A imensa maioria tem feito uma gestão responsável, mas nesse período de crescimento vai ser fundamental que a gente siga com uma responsabilidade desses gestores. É um momento de cooperação tendo em vista que a ação de um prefeito impacta também os municípios vizinhos. É um momento de não ceder à pressão”, completou.

O cenário também se repete em âmbito nacional. De acordo com dados do mais recente boletim epidemiológico semanal do Ministério da Saúde , o qual voltou a ser publicado após duas semanas sem ser divulgado, o inteior - em escala nacional - já representa 59% dos casos registrados no País.

Para comparação, até o início da segunda quinzena de abril, 65% dos casos eram em capitais, e apenas 35% em cidades do interior. Pouco mais de um mês depois, esse percentual se equiparou, e o avanço segue desde então.

No último fim de semana o Brasil contabilizou novas marcas negativas relacionadas à Covid-19 . Totalizaram-se 100 mil infectados e mais de 50 mil mortes pela doença. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!