Covid-19
Guito Moreto / Agência O Globo
Nas últimas 24h, foram registrados 1.277 novos óbitos pelo novo coronavírus no país

Um projeto conduzido pelo Ibope e coordenado pela Universidade Federal de Pelotas estimou que, em apenas seis semanas, o  número de pessoas infectadas no Brasil pelo Covid-19 dobrou e chegou a oito milhões.

Os números dessa pesquisa — a mais ampla do país com testes de anticorpos, que detectam se a pessoa já foi exposta ao vírus — foram divulgados nesta quinta-feira (2). Com o nome EpiCovid-19 BR, o trabalho aplicou testes diagnósticos e entrevistou 89.397 pessoas em 133 cidades do país. O trabalho foi feito por amostragem, com ao menos 200 pessoas sendo avaliadas em cada cidade.

Ainda de acordo com a pesquisa, do meio de maio até o fim de junho, a quantidade de brasileiros que já foram infectados pela Covid-19 dobrou, de 1,9% da população para 3,8%, enquanto no mesmo período a adesão a medidas de isolamento social diminuiu. A quantidade de pessoas que dizem ficar sempre em casa diminuiu de 23,1% para 18,9%, e aqueles que saem diariamente aumentaram de 20,2% para 26,2%.

Nas últimas 24h, o Brasil registrou 47.984 novos casos da Covid-19, chegando ao total de 1.501.353 pessoas diagnosticadas com a doença desde o início da pandemia. Os dados são do levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa — formado por Extra, O Globo, G1, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL — a partir da divulgação das secretarias estaduais de Saúde.

O número de mortos no país pela Covid-19 chegou a 61.990, já somadas as 1.277 novas da doença confirmadas entre quarta e quinta-feira. As estatísticas da pandemia no Brasil são divulgadas pelo consórcio três vezes ao dia.

São Paulo bate recorde

Ainda nesta quinta,  São Paulo bateu um novo recorde de registros em 24 horas. Entre quarta e quinta-feira, foram somados às estatísticas 12.244 casos. O número de infectados no estado chegou a 302.179. O de mortos em decorrência da doença, a 15.351 O coordenador do Centro de Contingência, Paulo Menezes, atribuiu esse novo recorde de casos ao aumento da testagem em SP.

Também nesta quinta-feira, o governador João Doria disse que o estado está próximo de atingir o platô, ou seja, uma estabilização de casos e mortes causadas pela Covid-19 , seguida de uma queda na curva. Especialistas, no entanto, pedem cautela e afirmam que ainda é cedo para enxergar esse achatamento , já que a situação no interior paulista não tem caminhado para a estabilização como a capital.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!