Caixas de ivermectina
Eduardo Valentei/Shoot/Agência O Globo
Ivermectina é usada para combater parasitas

Tida como um dos medicamentos utilizados para combater o novo coronavírus (Sars-CoV-2), a ivermectina não tem até agora testes realizados em humanos ou animais que comprovem sua eficácia e segurança contra o vírus que causa a Covid-19 . Até agora, os únicos estudos feitos foram com o novo coronavírus isolado, ou seja, fora de um organismo vivo.

Conforme explica Alexandre Cunha, infectologista do Hospital Sírio-libanês em Brasília, os testes ainda são considerados pré-clínicos e foram feitos somente em laboratório com o vírus colocado em lâminas. "Nesses casos, a dose que matou o coronavírus foi pelo menos 100 vezes maior do que a quantidade dos comprimidos", diz o especialista.

Junto com a hidroxicloroquina e a azitromicina, a ivermectina tem sido usada e recomendada pelo Ministério da Saúde contra a Covid-19 inclusive para tratamento profilático (de prevenção) contra a doença.

A droga, no entanto, é um vermicida usado contra parasitas de dois grupos. O primeiro é o de ectoparasitas, que são os piolhos e ácaros escavadores que causam a sarna, por exemplo. Já o segundo são os vermes intestinais, como as lombrigas. "É um medicamento que não serve para tratar doenças do trato respiratório, que é o caso da Covid-19", completa Cunha.

Em junho, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), órgão ligado à OMS nas Américas, emitiu alerta contra o uso da ivermectina no combate à Covid-19. O documento cita a alta quantidade necessária e os riscos que ela causa ao corpo humano com base nos parâmetros aprovados pela FDA (Food and Drug Administration), entidade equivalente à Anvisa nos Estados Unidos. O órgão foi seguido pela própria Anvisa um mês depois.

Embora seja um remédio considerado seguro, Cunha ainda explica que ele pode ter efeitos colaterais como diarreia, náusea e dor abdominal. A contraindicação é para grávidas, crianças com menos de cinco anos e pessoas com meningite, sendo que, mesmo que raramente, ela ainda pode causar sonolência e danos no Sistema Nervoso Central (SNC).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!