gabbardo
Governo do Estado de São Paulo
João Gabbardo, Coordenador do Centro de Contingência da Covid-19 no estado de São Paulo, reforçou capacidade de testagem

O Coordenador executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, João Gabbardo, afirmou nesta quarta-feira (29) que a análise sobre o avanço da pandemia em determinada região não deve considerar apenas o aumento no número de casos da Covid-19 . Ainda de acordo com o médico, o crescimento em São Paulo era esperado e está relacionado ao acréscimo de 500% na testagem do estado.

Na terça-feira (28), o estado de  São Paulo atingiu os 500 mil casos confirmados da Covid-19. Apesar disso, a ocupação nos leitos de UTI - outro importante indicativo sobre a pressão no sistema de saúde - segue em torno de 65% no estado e na Grande São Paulo .

Os casos, diz Gabbardo, não devem assustar: "SP está aumentando o número de casos, mas está reduzindo o número de internações hospitalares. Esse aviso é também para os prefeitos. Se os prefeitos acharem que é melhor não testar para não aumentar os indicadores , o prefeito vai ser surpreendido não com o aumento do número de casos, mas com o aumento do número de internações e óbitos", afirmou.

Gabbardo, porém, destaca que medidas efetivas de mapeamento e prevenção devem acompanhar a testagem. "É importante que essa confirmação nos levam a pecientes com sintomas leves e seu isolamento . Não adianta não testar e não identificar casos novos e deixar as pessoas transmitindo vírus na comunidade.", reforça.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!