Novos testes realizados em ratos apontaram eficácia do RT-Lamp
Reprodução/Facebook
Novos testes realizados apontaram eficácia do RT-Lamp

O Centro de Pesquisas do Genoma Humano e Células-Tronco do Instituto de Biociências da  USP está desenvolvendo um teste para o novo coronavírus (Sars-coV-2) por meio da saliva que pode ser uma alternativa ao RT-PCR, referência para detectar casos ativos de Covid-19 .

Chamado de RT-Lamp , o teste tem métodos mais simples que o PCR . A primeira diferença é o processo por autocoleta. De forma indolor e não invasiva, o próprio paciente pode recolher sua saliva em um tubo de ensaio. O produto também é mais rápido, pois fornece o resultado entre 30 a 40 minutos. Já o RT-PCR precisa de, no mínimo, duas horas. A precisão dos dois é semelhante.

A pesquisa, que caminha para a fase final conta com apoios importantes da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e da empresa brasileira JBS, atua agora em duas frentes.

A primeira é padronizar o teste, ou seja, criar soluções químicas que mantenham o coronavírus estável, sem sofrer a ação das inúmeras enzimas presentes na saliva. A outra tarefa é a produção de reagentes químicos no próprio laboratório – hoje são utilizadas enzimas comerciais (importadas), o que também encarece a pesquisa.

A falta de reagentes e de swabs (espécie de cotonete de haste longa para coletar o material) também representa um entrave para a testagem. Neste desafio, os cientistas do Centro do Genoma Humano contam com a colaboração do Instituto de Química da USP.

Segundo Maria Rita Passos-Bueno, pesquisadora do Centro de Estudos do Genoma Humano o teste da saliva pode custar ¼ do valor do RT-PCR , que gira em torno de R$ 350 a R$ 400.

“Ainda é cedo para definir o preço final para o consumidor. Estamos trabalhando. Um ponto já definido é que queremos oferecer o teste em locais com pouca infraestrutura de laboratórios no País”, explica. Com informações de O Estado de S. Paulo .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!