Maria Van KerkhovE em painel da OMS
Christopher Black/OMS
Poucas pessoas têm anticorpos para conseguir gerar a chamada imunidade de rebanho contra Covid-19


Nesta terça-feira (18), a líder técnica do programa de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, informou em coletiva que, no mundo todo, menos de 10% da população possui anticorpos contra o novo coronavírus , causador da Covid-19 .


Segundo Maria, o número pode variar entre 20% a 25% dependendo de qual grupo foi estudado (como idosos, profissionais da saúde ou pessoas com comorbidades, por exemplo). Mas 90% da população continua vulnerável ao vírus.

"Não quero generalizar demais, mas o que sabemos dos resultados disponíveis até agora é que menos de 10% da população mostra ter anticorpos para o Sars-CoV-2", afirmou. "Isso significa que uma grande parte da população permanece suscetível", acrescentou.

De acordo com Michael Ryan, diretor de emergências da OMS, a chamada  imunidade de rebanho é algo que está longe de acontecer.

"Nós não sabemos onde está o nível de imunidade na população que, por si mesma, suprime a transmissão do vírus. Mas não há dúvidas, na minha cabeça, que estamos a um longo caminho disso", disse o diretor.

"Há um longo caminho para isso e vamos continuar longe disso sem uma vacina", completou

O termo imunidade de rebanho  é utilizado quando se consegue uma determinada porcentagem de imunização na população que é capaz de fazer com que a doença pare de circular. Isso significa que nem todas as pessoas precisam ter sido vacinadas para que a imunização ocorra.

No entanto, essas porcentagens podem ser altas, como no caso do sarampo, que é de 95% da população. Com a Covid-19, esse caso pode acontecer entre as porcentagens de 60% a 80%. "Isso não é a salvação e nem deve ser a solução", lembrou o diretor.

Ryan ainda fez apelo para que as pessoas entendam a gravidade do novo coronavírus e sigam respeitando as recomendações de saúde. "Como planeta, como uma população global, não estamos nem perto dos níveis de imunidade capaz de parar essa doença."

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!