enfermeira dando assistência para paciente em leito
Ricardo Moraes/Reuters/BBC
Controle da Covid-19 no Qatar tem conseguido controlar colapso e alto número de mortes


Com 117.498 casos de Covid-19 confirmados, o Qatar é o 26º país com maior número de contaminados diante da pandemia. O índice de infecção por  novo coronavírus é de 41 mil por milhão de habitante. No entanto, o país surpreende com seu baixo índice de mortalidade: até agora, 194 vítimas fatais foram registradas.


À AFP, autoridades e pesquisadores analisaram a maneira como o país foi bem sucedido em reduzir a perda de vidas para a Covid-19. Os motivos são mistos e variam entre uma população jovem e um bom sistema de rastreamento.

Também foi uma contribuição o fato de o Qatar ser uma nação que fez grandes investimentos no sistema de saúde. Por isso, havia preparação para um “evento” em larga escala e letalidade como a pandemia.

Com o boom da Covid-19 na região, o país foi rápido também em incrementar seu sistema de testagem. No Qatar, mais de 600 mil pessoas foram testadas.

O procedimento foi priorizado na população estrangeira que vai ao país para conseguir trabalho, o principal grupo de risco do país. Muitos estão trabalhando na construção de espaços da Copa do Mundo de 2022. Testes também foram realizados em cidadãos que voltavam de outros países.

Autoridades locais apontam que 25% dos testes deram positivo. Dessa maneira, o país conseguiu localizar e isolar pessoas contaminadas pela Covid-19 para evitar um maior surto.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!