Casal de idosos
shutterstock
Casal de idosos

Que pessoas mais velhas são mais vulneráveis à forma mais grave do novo coronavírus (Sars-coV-2) já era de conhecimento público. Todavia, um estudo recente publicado pela revista científica Nature concluiu que homens, em particular os que têm mais de 60 anos, tem resposta imunológica ao vírus mais fraca do que as mulheres da mesma idade.

De acordo com a pesquisa, os homens mais velhos têm até duas vezes mais probabilidades de adoecerem mais gravemente e morrerem de Covid-19 do que as mulheres, o que os torna mais dependentes de uma vacina .

O estudo analisou a resposta imune de 17 homens e 22 mulheres que foram hospitalizados por infeção com SARS-CoV-2 , excluindo pacientes ligados a um ventilador ou os que tomam fármacos que afetam o sistema imunitário. Também foi analisada a resposta imune de outras 59 pessoas que não cumpriam estes critérios.

Por fim, os cientistas descobriram que as mulheres produzem mais células T (que são responsáveis pela produção de  anticorpos) perante o vírus do que os homens. Quanto mais velhos os homens, mais fraca a resposta das células T e pior será a doença. “As mulheres mais velhas, mesmo as que têm cerca de 90 anos, estão a desencadear uma resposta imunitária melhor”, exemplificou Akiko Iwasaki , imunologista da Universidade da Yale e uma das autoras do estudo, ao The New York Times .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!