Em entrevista ao jornal Financial Times neste domingo (30), o chefe de uma das agências reguladoras dos EUA revelou que está disposto a acelerar o processo de distribuição da vacina contra a Covid-19 e que pode fornecer uma autorização de uso mesmo antes do término dos testes da fase 3, que garantiriam a eficácia e segurança do imunizante.
"Esta será uma decisão científica, não política. A autorização de uso emergencial não é o mesmo que uma aprovação total", afirmou Stephen Hahn, chefe da agência de Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA), ressaltando que a maneira mais segura de realizar tal processo seria definir o uso da vacina por grupos específicos.
Porém, Hahn concluiu dizendo que a definição ocorrerá apenas se os especialistas de saúde estiverem convecidos de que "os benefícios superam os riscos".
A declaração ocorre um dia após o presidente norte-americano, Donald Trump , acusar integrantes da da FDA de trabalhar para dificultar os esforços do país na busca por uma vacina contra o novo coronavírus (Sars-Cov-2) e atrasar os resultados, para que estes só estivessem disponíveis após a eleição deste ano.