Ministro da Saúde Eduardo Pazuello
Najara Araújo/Câmara dos Deputados
Pazuello reforçou que compra de vacinas será primeiro pelo SUS

O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello , afirmou nesta quinta-feira (17) que as vacinas  da Covid-19 que estiverem disponíveis no mercado serão destinadas prioritariamente para o Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o chefe da pasta, só depois que essa demanda for suprida que haverá autorização para que a rede privada também faça aquisições.

Pazuello fez o comentário durante sessão no Senado que tratou da vacinação no Brasil. Na ocasião, o ministro reforçou que a prioridade é que as vacinas sejam disponibilizadas por meio do Programa Nacional de Imunização  (PNI).

"Ontem, conversando com uma pessoa no Congresso sobre a saúde privada e a possibilidade de [a vacina] ser comprada pela saúde privada. Sim, (com a compra) autorizada por nós a partir de que a gente já tenha cumprido o que precisa receber. Claro que deve comprar [a vacina] também no privado, mas com prioridade para o SUS, para o o nosso programa nacional, que é para todos", disse.

O ministro voltou a dizer que o plano de vacinação é "um só", em referência às iniciativas do governo de São Paulo de promover a imunização naquele estado de maneira independente.

"É um plano só, um país só. Não haverá separação de estado e nem municípios e nem por classe de nada. Todos os brasileiros serão vacinados igualitariamente e todos estados receberão, dentro da proporção dos grupos, a vacina simultaneamente, grátis para todos os brasileiros", completou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!