O primeira ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, anunciou, nesta segunda-feira (4), que o país britânico vai retornar ao lockdown a partir da meia-noite desta segunda-feira para conter o avanço da Covid-19 no país.
"Posso confirmar que decidimos aplicar, a partir da meia-noite de hoje e durante o mês de janeiro, a exigência legal de ficar em casa, exceto por razões de primeira necessidade", disse Sturgeon no parlamento.
Só será permitido sair de casa para ir a supermercados e hospitais, ou fazer atividades essenciais. Apesar das restrições, a prática de esportes está permitida com restrições. As escolas estarão fechadas para a maioria dos alunos até 1º de fevereiro.
O governo escocês tomou a medida mais restritiva por conta da variante do vírus que está circulando no país e infectando a população local rapidamente. Sturgeon explicou que metade das infecções se deve a essa variante do vírus.
"Não é exagero dizer que estou mais preocupado com a situação que enfrentamos agora do que com qualquer coisa desde março", acrescentou Sturgeon.