Agência europeia libera uso da vacina contra Covid-19 da Moderna
Reprodução: BBC News Brasil
Agência europeia libera uso da vacina contra Covid-19 da Moderna

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) autorizou nesta quarta-feira (06) o uso emergencial da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório norte-americano Moderna.

Segundo a nota divulgada pela agência, o imunizante mRNA-1273 deve ser aplicado em pessoas acima dos 18 anos e teve sua eficácia de 94,1% na prevenção a doença confirmada pelos especialistas do órgão. Além disso, o documento pontua que há 90,9% de eficácia em prevenir casos graves causados pelo coronavírus Sars-CoV-2.

"Essa vacina provê para nós outra ferramenta para superar a atual emergência. É uma prova dos esforços e do compromisso de todos os envolvidos o fato de termos uma recomendação positiva para uma segunda vacina pouco menos de um ano depois que a pandemia foi declarada pela OMS", disse em nota o diretor-executivo da EMA, Emer Cooke.

Essa é a segunda imunização autorizada cientificamente pela União Europeia e agora, para ser liberada para a comercialização, precisa receber o aval da Comissão Europeia - o que deve ocorrer rapidamente.

"Boas notícias para nossos esforços para trazer mais vacinas contra a Covid-19 para os europeus. EMA avaliou que a vacina da Moderna é segura e eficaz. Agora, nós estamos trabalhando a todo vapor para aprová-la e disponibilizá-la para a UE", escreveu em seu Twitter a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen.

A UE comprou 160 milhões de doses da vacina, o que equivale a imunização de 80 milhões de pessoas já que são necessárias duas doses com distância de 28 dias.

No dia 21 de dezembro, a EMA havia aprovado a vacina BNT 162b, desenvolvida pela farmacêutica Pfizer e pelo laboratório alemão BioNTech. As doses já estão sendo aplicadas por todos os países do bloco europeu desde o dia 26 de dezembro.

Tanto a da Moderna como a da Pfizer/BioNTech usam a tecnologia inovadora do RNA mensageiro. Mas, diferentemente da BNT 162b, o transporte e armazenamento da vacina norte-americana pode ser feito a -20ºC.

Além da União Europeia, os Estados Unidos e o Canadá já estão aplicando a imunização da Moderna e Israel também autorizou o uso emergencial.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!