Argentina descobre variante do coronavírus do Rio de Janeiro
Luis Barrucho - @luisbarrucho - Da BBC News Brasil em Londres
Argentina descobre variante do coronavírus do Rio de Janeiro

Um grupo de pesquisadores da Argentina informou nesta quarta-feira (6) ter identificado uma nova variante do coronavírus Sars-CoV-2 no país proveniente do Rio de Janeiro, estado brasileiro.

Segundo os estudos, esta nova mutação do vírus causador da Covid-19 foi encontrada em uma amostra dos cientistas da Administração Nacional de Laboratórios e Institutos de Saúde (ANLIS-Malbrán), que realizam vigilância ativa dos genomas das cepas que circulam no país. Recentemente, Reino Unido, África do Sul e Brasil já haviam descoberto mutações.

"Seguindo o sequenciamento dos últimos genomas em novembro e dezembro encontramos um em que pudemos identificar as seis mutações correspondentes à variante carioca", explicou Josefina Campos, pesquisadora do Instituto Anlis-Malbrán.

A variante do Rio de Janeiro, derivada do gênero B.1.1.28, está localizada no território brasileiro desde outubro passado.

"Entre as seis mutações que ele contempla, há uma que é a proteína spike que reduz os efeitos neutralizantes dos anticorpos monoclonais e do plasma de pacientes convalescentes", acrescentou.

O estudo das variantes é feito na Argentina com uma tecnologia de última geração que detecta Sars-CoV-2 "com testes nasais, nasofaríngeos e orofaríngeos de pacientes com suspeita de infecções por Covid-19".

De acordo com o novo relatório epidemiológico, o país registrou a 8.222 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de infecções no país vizinho para 1.648.940 desde o início da pandemia. Ao todo, 147.223 contágios ainda estão ativos e 43.634 pessoas perderam a vida.

Nesta terça-feira (5), a Argentina completou uma semana do início da campanha de vacinação contra o novo coronavírus, em um contexto de forte alta dos casos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!