Especialista explica reações adversas da vacina Moderna em pessoas com preenchimento facial
Reprodução
Especialista explica reações adversas da vacina Moderna em pessoas com preenchimento facial

Relatório divulgado pela Food and Drug Administration ( FDA ), que regula medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, alertou para possíveis reações adversas causadas pela vacina da Moderna contra a Covid-19 em pessoas que possuem aplicações de  preenchimento labial ou facial.

De acordo com a professora e especialista em estética Camila Lotti, porém, o efeito de inchaço e inflamação não é uma exclusividade das vacinas contra a Covid-19, pode ser causado também por outros medicamentos, imunizantes ou gatilhos externos. 

“Primeiramente é importante destacar que não sabemos quantas pessoas apresentaram edema após a vacinação”, explica. Segundo a professora, em um vídeo compartilhado nas redes sociais, “está muito cedo para dizer se o efeito é um caso de ETIP (edema tardio intermitente persistente), já que os quadros regrediram após o uso de antiinflamatórios”.

Camila Lotti
Reprodução

Camila Lotti, especialista em estética

"O ETIP é uma das reações adversas causadas pelo preenchimento e em geral é desencadeada por um gatilho, como por exemplo, um quadro de infecção do trato respiratório, infecção do trato urinário ou após a realização de procedimentos dentários, por exemplo", explica Lotti. 

Você viu?

Além disso, a profissional reforça que os gatilhos podem ser diversos, não necessariamente associados à vacina Moderna. “Esse gatilho pode ser também trauma local, uma queda de imunidade ou - como a literatura já fala muito claramente - o efeito de vacinas, não necessariamente contra Covid-19”.

"De um modo geral, ao sermos vacinados, o nosso organismo entra em contato com o antígeno, ativando linfócitos T e/ou B e consequentemente induz a produção de anticorpos séricos. Em resumo, através das vacinas ocorre o estímulo da imunidade humoral e celular. E a partir do momento que o sistema que imune é ativado, pode ocorrer reações tardias", explica. 

Para reverter o quadro de edema em situações extremas em que o antiinflamatório não é suficiente,” é necessário retirar o preenchedor, o que pode ser feito de maneira cirúrgica ou por meio de aplicação de outras substâncias, o que depende do tipo de preenchimento aplicado no paciente”, diz. Apesar disso, a profissional de estética reforça que o momento pede outras prioridades e que o quadro não é preocupante ao ponto de prejudicar uma imunização coletiva durante a pandemia. 

“Isso não é novidade para quem já trabalha com ETIP e eu quero que vocês fiquem tranquilos, que existe solução. Não é hora de desespero, não é hora desse tipo de preocupação, pois nós estamos passando por um momento muito delicado e o que a gente mais quer é que essa vacina chegue o mais rápido possível e que essa situação toda passe”, pontua. 


    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários