Jean Gorinchteyn, secretário de saúde de São Paulo
Reprodução/Governo SP
Jean Gorinchteyn, secretário de saúde de São Paulo

Durante a coletiva de imprensa desta quarta-feira (13), membros do governo estadual de São Paulo afirmaram que a vacinação no estado precisa começar o mais rápido possível para diminuir a curva de contágio, principalmente nos grupos de maior risco, como a terceira idade.

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, reiterou que a campanha de imunização começando agora em janeiro "precisa ser rápida e abranger a população idosa (...) até abril nós temos uma luta muito intensa contra a epidemia, temos que usar todas as armas que estão disponiveis e aguardar esse efeito".

Já o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn disse que cerca de 77% da população que morre por Covid-19 no estado é a mais idosa ou com comorbidades, mas que no quadro geral essa parcela da população corresponde a 12% do total. Com isso, a importância de vacinar esse grupo o mais rápido possível é a prioridade, segundo o secretário.

"Nós temos que entender que a vacina que temos hoje disponível no Brasil, a do Butantan, tem um grande efeito em diminuir o impacto nas doenças em sua apresentação moderada e grave e também diminuir o compromentimento do sistema de saúde e dos leitos".

E completou: "O resultado disso é que se nós conseguirmos vacinar todo esse grupo, o primeiro impacto que nós verifcaremos é na redução das formas graves, nas internações e, seguidamente, teremos que vacinara outros grupos", completou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!