A província de Heilongjiang, no norte da China, declarou "estado de emergência" em decorrência de um novo foco de contaminações pelo coronavírus Sars-CoV-2.
A medida chega após um surto da doença no condado de Wangkui ter se espalhado para as cidades de Qiqihar e Yichun. O governo de Heilongjiang, que tem mais de 37 milhões de habitantes, relatou 28 casos de Covid-19, sendo que 13 foram confirmados em Wangkui.
A cidade de Suihua, onde se localiza Wangkui, entrou em confinamento por conta do novo surto da doença. As autoridades pedem para que os moradores não deixem suas localidades a menos que seja absolutamente necessário.
Já Yichun ordenou o fechamento de locais de entretenimento e clínicas privadas, além de ter reforçado os controles de transporte na cidade, que tem quase 5,5 milhões de habitantes.
Harbin, capital de Heilongjiang, detectou três casos de Covid-19. A cidade hospeda o festival de escultura de gelo, que é uma das maiores atrações para os turistas.
Nesta terça-feira (12), a China colocou em lockdown três cidades da província de Hebei para tentar frear o avanço de uma onda de contaminações pelo novo coronavírus. A medida afeta cerca de 22 milhões de pessoas.