Em Manaus, familiares relatam dificuldades por transferência de pacientes
Ministério da Saúde/Divulgação
Em Manaus, familiares relatam dificuldades por transferência de pacientes

Familiares de pacientes com Covid-19 transferidos do Amazonas para outros estados relatam desinformação por parte dos órgãos governamentais e apreensão diante da possibilidade de ficarem longe dos seus parentes. O Amazonas vive, segundo o governo do estado, a pior crise sanitária de todos os tempos por conta do aumento no número de casos do novo coronavírus e a falta de oxigênio hospitalar para atender aos pacientes.

A transferência de pacientes com Covid-19 do Amazonas para sete estados e o Distrito Federal foi organizada às pressas e anunciada na semana passada pelo Ministério da Saúde como uma forma de diminuir o caos nos hospitais da capital amazonense.

Os primeiros voos operados pela Força Aérea Brasileira (FAB) começaram a sair da cidade na sexta-feira. A medida visa abrir leitos para novos pacientes e aliviar a pressão sobre o sistema de saúde do estado, mas a forma como ela vem sendo conduzida causou revolta entre familiares de alguns doentes.

Eles relatam que receberam informações desencontradas do governo estadual sobre o destino dos seus parentes ao longo de toda a sexta-feira.

"Disseram que meu tio ia pra São Luís, mas não confirmaram. Agora, estão dizendo que vai pra Teresina. A gente nem comprou passagem porque não sabemos ao certo para onde eles vão levar o meu tio", afirmou o motorista Elias Alves, 22. Preocupado, ele disse que não a família só poderá enviar um integrante para acompanhar o tio.

"Eles falaram que só iam mandar o meu tio que está doente. Não tem previsão de recurso para custear os acompanhantes. É muito difícil pra gente", disse.

Silvani Damasceno, 44, está em situação semelhante. Seu cunhado estava na lista de pacientes que transferidos na sexta-feira. O problema é que informaram à sua família que ele iria para Teresina, o que levou seus familiares a quase comprarem uma passagem para o lugar errado, porque depois informaram que seu cunhado seria transferido, de fato, para São Luís.

"A informação está desencontrada. Não deram a informação pra gente correta. A gente quase comprou passagem errada. Ficamos até meia-noite sem informação nenhuma. Agora, estamos esperando ele viajar, de verdade, pra gente tomar uma decisão", afirmou.

Procurado, o Ministério da Saúde, que está coordenando a operação de transferência dos pacientes, não respondeu aos questionamentos enviados pela reportagem.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), disse que, por conta do risco de contaminação, familiares de pacientes com Covid-19 não poderão acompanhar os seus parentes. O governo não respondeu se fará o custeio de despesas dos acompanhantes dos pacientes transferidos.

A SES-AM negou mudança nos destinos dos pacientes. “A SES-AM também informa que não houve mudança nos destinos definidos para receber os pacientes”, disse.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!