Um total de 11 pacientes com Covid-19 de Manaus , no Amazonas , foram enviados para São Luís, capital do Maranhão (MA). A previsão de chegada é para a tarde deste sábado (16). O transporte está sendo realizado pelos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), em parceria do governo federal e com o estado do Amazonas.

Este é o segundo dia de transferência de pacientes amazonenses para oito capitais brasileiras. Até a manhã de hoje, nove pacientes já haviam  sido transferidos para o Piauí e outros 12 para o Maranhão, totalizando 21 trasladados .

Segundo o último comunicado do Ministério da Saúde, os encaminhamentos estão sendo realizados por via aérea e estão garantidos, de imediato, 149 leitos. Desse total, 32 foram utilizados.

Ainda há disponibilidade de 17 leitos em São Luís (MA), 21 em Teresina (PI), 15 em João Pessoa (PB), 10 em Natal (RN), 20 em Goiânia (GO), quatro em Fortaleza (CE), 10 em Recife (PE) e 20 no Distrito Federal. Todos os demais 25 estados do mais o Distrito Federal também se dispuseram a receber pacientes.

Nesta semana, o sistema de saúde de Manaus entrou em colapso após a escalada no número de contaminações pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), o que resultou no fim dos estoques de oxigênio dos hospitais parra pessoas internadas. Para os próximos dias, há risco que a crise se espalhe também para cidades no interior do Amazonas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!