A Alemanha anunciou a suspensão de voos de e para o Brasil, Reino Unido, Irlanda, Portugal e África do Sul, Lesoto e Eswaitini (antiga Suazilândia) por conta das variantes do coronavírus Sars-Cov-2. A regra passa a valer neste sábado (30) e segue até 17 de fevereiro.
No caso dos países europeus, a medida também valerá para linhas ferroviárias, de ônibus e de navegação. As exceções serão apenas para alemães e estrangeiros que residem formalmente e precisarem retornar para seu país, para passageiros em trânsito e para pessoas envolvidas nos transportes de cargas.
O temor do governo é evitar que as novas mutações se espalhem por seu território porque elas, com as informações até o momento, são mais contagiosas. Ainda não há informações suficientes sobre se as cepas causam uma maior mortalidade.
A Alemanha informou que já detectou as variantes brasileira, britânica e sul-africana em casos diagnosticados de Covid-19 nas últimas semanas.
Assim, no caso do Brasil, o governo alemão segue uma medida já adotada por outros países como Itália, Portugal, Turquia, Colômbia e Reino Unido.