O governo do estado de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (3), que houve queda de 11% nas internações em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na rede pública e privada do estado.
De acordo com o coordenação do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, Paulo Menezes, o patamar de casos e mortes por Covid-19 ainda é alto e semelhante aos de junho e julho do ano passado.
"Houve um grande avanço no acesso aos serviços de saúde de pacientes graves. Com cerca de 8,5 mil leitos em São Paulo, temos cerca de 2 mil disponíveis. Esperamos que se mantenha essa tendência de redução progressiva juntamente às medidas de proteção", afirmou.
O governador do estado, João Doria, afirmou também que os números apresentaram melhora e que, por isso, vai flexibilizar as regras para abertura de comércios.
“Tivemos felizmente queda em internações em todo o estado de São Paulo, tanto em leitos primários quanto em leitos de terapia intensiva (UTI), o que nos permite suspender a decisão de fechamento de atividades econômicas já neste final de semana em todo o estado. Tivemos uma diminuição de 11% no número de internações por Covid-19 nos leitos públicos e privados e o governo entende que podemos permitir que as atividades de fim de semana sejam retomadas”, afirmou Doria.
Nesta terça-feira (2), o estado de SP
registava 67% de ocupação dos leitos de UTI, uma leve queda em comparação com os números da semana anterior, quando o índice estava acima de 70%.
Números detalhados
O governo do estado anunciou também que o número de ocupação dos leitos de UTI no estado está, atualmente, em 67,8%. Na grande São Paulo, o número é de 67%. Nos últimos boletins, os números de ocupação eram superiores a 70%.
No número de internações em UTI, o estado conta, atualmente, com 5.945 pessoas hospitalizadas pela doença. Na enfermaria, o número de internados é de 6.993 pessoas.
São Paulo já registrou até este momento da pandemia 53.704 mortes no estado pela Covid-19. Além disso, 1.807.009 pessoas já foram diagnosticadas com o vírus.