A Universidade de Oxford anunciou, neste sábado (13), que vai começar os estudos de fase 2 da vacina ChAdOx1 nCoV-19 em crianças e adolescentes. Este será o primeiro estudo do imunizante para esta faixa específica de idade.
Os pesquisadores irão avaliar a segurança e as respostas imunológicas em pessoas de 6 a 17 anos. Serão 300 participantes escolhidos para os testes, sendo que 240 deverão receber a vacina de Oxford/AstraZeneca e os outros um placebo.
Os estudos das vacinas contra a Covid-19 em crianças e jovens foram deixados inicialmente em segundo plano porque o grupo é o que tem o menor risco de morte devido à infecção pelo vírus.
O pediatra e cientista no Grupo de Vacinas de Oxford, Rinn Song, afirmou que apesar da resistência deste grupo etário, eles também foram afetados no último pela doença.
"A pandemia da Covid-19 teve um impacto negativo profundo na educação, no desenvolvimento social e no bem-estar emocional de crianças e adolescentes (...). Portanto, é importante coletar dados sobre a segurança e de resposta imune também nessas faixas etárias, para que elas possam se beneficiar no futuro".