A prefeitura do Rio de Janeiro vai interromper a campanha de vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira (17) por falta de doses. De acordo com um levantamento feito pela agência CNN, porém, a cidade não é a única a passar por isso.
Pelo menos quatro capitais brasileiras sinalizam que o estoque do imunizante está acabando. Além do Rio de Janeiro, Manaus , Natal e Porto Velho enfrentam a situação.
Já a cidade de São Paulo é uma das que não enfrenta dificuldades com a quantidade de doses. De acordo com informações dadas pela prefeitura à CNN, não há expectativa para que o estoque do imunizante acabe.
Em Manaus, a previsão é de que as doses durem até o final desta semana. Já em Natal e Porto Velho, as prefeituras contabilizam que há vacinas para serem aplicadas até o final do mês.
A diferença na quantidade de doses se dá, sobretudo, de acordo com a estratégia adotada por cada cidade. Em São Paulo, por exemplo, todo o estoque foi aplicado, com a aposta de que novos lotes chegariam para a aplicação da segunda dose.
Já no Rio de Janeiro, a Secretaria de Saúde preferiu guardar as doses destinadas à segunda aplicação para que não houvesse falta futura.
De acordo com o Ministério da Saúde , as prefeituras são responsáveis por gerenciar a quantidade e a distribuição das doses da melhor maneira possível, e a divisão entre cidades é feita proporcionalmente à população e ao público prioritário.