União Europeia compra mais 150 milhões de doses de vacina da Moderna
Reprodução
União Europeia compra mais 150 milhões de doses de vacina da Moderna










O poder Executivo da União Europeia fechou a compra de mais 150 milhões de doses da vacina anti-Covid do laboratório americano Moderna em 2021, com opção de adquirir mais 150 milhões em 2022.

O acordo foi anunciado nesta quarta-feira (17) pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em meio ao gargalos nas campanhas de imunização nos Estados-membros do bloco. O contrato anterior com a Moderna previa o fornecimento de 160 milhões de doses neste ano.

Até o momento, o Executivo da UE já fechou acordos com seis fabricantes de vacinas anti-Covid (Pfizer, Moderna, AstraZeneca, Sanofi, Johnson & Johnson e CureVac) e negocia com outros dois (Novavax e Valneva).

Os seis contratos já assinados por Bruxelas garantem pelo menos 1,835 bilhão de doses, com mais 730 milhões opcionais, totalizando 2,565 bilhões. Esse número seria suficiente para vacinar toda a população da UE pelo menos três vezes, porém só 33 milhões de doses foram entregues até o momento.

Variantes

Von der Leyen também lançou nesta quarta-feira um plano europeu para combater a disseminação de variantes do novo coronavírus.
A estratégia se baseará em cinco pilares: identificação rápida de mutações, suporte à eventual adaptação das vacinas já aprovadas ou em desenvolvimento, criação de uma rede europeia de ensaios clínicos, aprovação veloz de atualizações em imunizantes e aumento da produção em massa de vacinas.

A iniciativa será coordenada por uma nova agência chamada Autoridade de Resposta e Emergência Sanitária (Hera, no acrônimo em inglês). Um dos objetivos será sequenciar pelo menos 5% das amostras positivas para o Sars-CoV-2 para identificar possíveis variantes, ação que contará com 225 milhões de euros em financiamento.

16 países da UE e outros cinco extracomunitários, incluindo Israel e Suíça, criarão uma rede de testes clínicos para facilitar a cooperação sobre remédios e vacinas.

Já para resolver os atrasos na distribuição de imunizantes, problema enfrentado por AstraZeneca, Pfizer e Moderna, a Comissão Europeia pretende desenvolver um mecanismo de licenciamento para facilitar a transferência de tecnologia para outras fábricas e aumentar a capacidade produtiva na UE.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!