A máscara tem ação antimicrobiana e capacidade de filtrar o vírus
Reprodução/Pixabay
A máscara tem ação antimicrobiana e capacidade de filtrar o vírus

Uma máscara de proteção contra a Covid-19  capaz de barrar e inativar o vírus foi desenvolvida por pesquisadores de pós-graduação em sistemas mecatrônicos da Universidade de Brasília (UnB). A ação do equipamento se dá devido à presença de um nanofilme de quitosana, na camada intermediária da máscara, uma substância derivada da casca do camarão. As informações são da Agência Brasil .

De acordo com a engenheira eletrônica e pesquisadora da UnB Angélica Kathariny de Oliveira Alves, a máscara tem ação antimicrobiana e capacidade de filtrar a Covid-19 . "O nanofilme de quitosana, além de servir como uma barreira física para o vírus, é também uma barreira química, que tem a propriedade de inativar o vírus", afirmou.

A Vesta tem fabricação 100% nacional e é composta por três camadas de tecido capazes de reter até 95% de partículas sólidas, líquidas, oleosas e aerossóis. A ação do protetor facial é similar à das máscaras N95, utilizadas por equipes médicas que tratam pacientes infectados pela doença em ambiente hospitalar.

A pesquisadora disse que o produto ainda está em fase de ensaio clínico com os profissionais de saúde no Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília. Depois disso, o respirador deverá ser submetido à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os pesquisadores que desenvolveram o produto são bolsistas da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!