Dezoito estados e Distrito Federal têm 90% dos leitos de UTI ocupados
Reprodução
Dezoito estados e Distrito Federal têm 90% dos leitos de UTI ocupados


O Boletim do Observatório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou, nesta terça-feira, que 18 estados e o Distrito Federal têm 90% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados à covid-19 ocupados. Entre eles, dez já estão com lotação acima dos 90%. A Fundação chamou atenção para a gravidade do momento no país, com forte aumento do número de contaminados e mortos. 

“Verifica-se em todo o país o agravamento simultâneo de diversos indicadores, como o crescimento do número de casos e de óbitos, a manutenção de níveis altos de incidência de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), a alta positividade de testes e a sobrecarga dos hospitais. No momento, 19 unidades da Federação apresentam taxas de ocupação de leitos de UTI acima de 80% – no boletim anterior eram 12. O cenário alarmante, segundo a análise, representa apenas a ponta do iceberg de um patamar de intensa transmissão no país”, destacou a Fiocruz.

Os pesquisadores afirmaram ser necessária a adoção de medidas não farmacológicas mais rigorosas, incluindo a manutenção de todas medidas preventivas, como distanciamento físico, uso de máscaras e higiene das mãos, até que a pandemia seja declarada encerrada. Os estudiosos também recomendaram medidas de supressão, como restrição da circulação e das atividades não essenciais, de acordo com a situação epidemiológica e capacidade de atendimento de cada região, avaliadas semanalmente a partir de critérios técnicos como taxas de ocupação de leitos e tendência de elevação no número de casos e óbitos.



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!