Vacinação de idosos de 83 anos contra Covid-19
Nailana Thiely / Ascom Uepa
Vacinação de idosos de 83 anos contra Covid-19

Os efeitos da vacinação contra a Covid-19 em idosos acima de 90 anos já começaram a aparecer após as internações dessa faixa etária caírem 20% após pouco mais de um mês do início da campanha de imunização. O movimento vai à contramão do que tem acontecido no restante do País, onde o público de outras idades têm registrado aumento nos casos de contaminações pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

O percentual contrasta com o índice geral da população, por exemplo, que apresenta alta de 10% no número de hospitalizações pela Covid-19. Na faixa etária de 30 a 39 anos, a diferença é ainda maior, com um aumento que chega a 50% desde o início da aplicação das vacinas. As informações são do jornal O Estado de São Paulo .

Os dados indicam que a imunização dos grupos mais vulneráveis, iniciada em 18 de janeiro, pode já estar causando impacto positivo na evolução da pandemia nessa população e reforçam a necessidade de aceleração da campanha. O bom resultado, no entanto, ainda não dispensa para ninguém cuidados como usar máscara, limpar bem as mãos, usar álcool em gel e evitar aglomerações.

Os percentuais foram calculados com base nos dados do Sivep-Gripe, o sistema do Ministério da Saúde que traz os dados sobre internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Na seleção de registros com confirmação para Covid-19 por faixa etária, é possível observar que o número de novas hospitalizações de pessoas com 90 anos ou mais caiu de 528 na última semana epidemiológica de janeiro, primeira após o início da campanha, para 425 na última semana de fevereiro, quando o programa de imunização completava cinco semanas.

Considerando todo o grupo de idosos, que são todos os brasileiros com 60 anos ou mais, também houve uma queda nas internações. Embora ela seja mais tímida, a diminuição foi de 2,7%, passando de 9.327 para 9.073 casos entre as semanas analisadas. Isso ocorre porque a população idosa acima de 90 anos não é tão grande para representar uma mudança tão significativa.

Em contrapartida, o número de novas internações por Covid-19 em todas as faixas etárias subiu de 16.699 para 18.347, o que representa alta de 10%. Entre a população de 30 a 39 anos, na qual foi registrado o maior aumento porcentual, de 50%, as novas internações saltaram de 1.292 para 1.767 no intervalo analisado.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários