Máscaras para proteção contra a Covid-19
Agência Brasil
Máscaras para proteção contra a Covid-19

O governo de Goiás vai entregar 200 mil unidades de máscaras N-95 para pessoas que usam transportes na região metropolitana. O anúncio foi feito nesta terça-feira (16) pelo governo estadual e tem como objetivo conter o avanço acelerado na Covid-19 no estado. A entrega das máscaras será feita pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

Essas são máscaras mais reforçadas do que as comumente utilizadas pela população em geral, que são as máscaras de tecido. A transmissão comunitária das novas variantes do novo coronavírus (Sars-CoV-2), em Goiás, e a lotação dos ônibus preocupam o governo.

O movimento intenso do transporte público sempre surge como questionamento dos que são contrários às medidas de restrição. Só no Eixo Anhanguera, que interliga o transporte de cidades da região metropolitana, cerca de 200 mil pessoas são transportadas diariamente.

Em uma das discussões recentes dos prefeitos da região para avaliar medidas de restrição, chegou-se a cogitar a interrupção do serviço, mas o  Ministério Público de Goiás (MP-GO) alertou sobre a inconstitucionalidade da proposta.

Os últimos decretos municipais de Goiânia e Aparecida de Goiânia , divulgados no dia 7 de março, determinam a regra de que só podem ser transportados os passageiros sentados e que a fiscalização seria aumentada nos terminais e plataformas do transporte.

Em novo decreto que passa a valer nesta quarta-feira (17), além de estipular regras para o fechamento do comércio e uniformizar as medidas no estado, especialmente nas cidades em situação de calamidade, o governo determina ações para melhorar o embarque nos terminais de ônibus.

Nos horários de pico, conforme o texto, trabalhadores que atuam nos serviços essenciais previstos no decreto terão prioridade de embarque. A confirmação do vínculo empregatício poderá ser feita com apresentação de contrato de trabalho, carteira de trabalho ou crachás.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!