Covid: RS registra 6 mortes por 'falha no sistema de distribuição de oxigênio'
Pedro Guerreiro / Ag. Pará
Covid: RS registra 6 mortes por 'falha no sistema de distribuição de oxigênio'

O Rio Grande do Sul registrou a morte de seis pessoas por problemas na distribuição de oxigênio na manhã desta sexta-feira. Os óbitos ocorreram no Hospital Lauro Reus, em Campo Bom, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A Secretaria Estadual da Saúde (SES), afirmou que não houve falta do produto, mas não informou qual teria sido a falha.

"Os óbitos teriam ocorrido devido a uma falha no sistema de distribuição de oxigênio, e não pela falta desse. Estamos oficiando o hospital neste momento para que tenhamos informações mais detalhadas do ocorrido", informou a SES, em nota, segundo o G1.

O G1 entrou em contato com a prefeitura de Campo Bom e a direção do Hospital Lauro Reus, mas não obteve retorno até o momento.

A Secretaria Estadual da Saúde também afirma ter oficializado todas as unidades hospitalares do RS para que fosse mantido um estoque mínimo de oxigênio, suficiente para uma semana.

No painel de monitoramento de leitos do estado, atualizado às 11h07, Campo Bom aparece com lotação de 100% das vagas de UTI, com 12 pacientes intubados em respiradores.

Oxigênio no limite

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, no final de semana, que as fabricantes e distribuidoras de oxigênio hospitalar devem informar, semanalmente, sobre a produção e o estoque no país. Com a medida, a agência quer monitorar o mercado e evitar o desabastecimento.

Enquanto a ocupação de UTIs por pacientes com Covid-19 ultrapassa 90% na maioria dos estados, ao menos 116 cidades podem ter falta de oxigênio em breve, segundo levantamento feito pelo GLOBO, a partir de dados da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Além disso, em pelo menos 18 estados, o chamado “kit intubação” dura, no máximo, 20 dias, segundo o Fórum de Governadores.

A Anvisa também informou, nesta sexta-feira, que vai permitir a importação direta de insumos por hospitais e redes hospitalares para agilizar o acesso a medicamentos de intubação e equipamentos de suporte ventilatório.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!