Especialistas avaliam que 5 mil mortes por Covid-19 no Brasil é possível
Sandro Pereira/Fotoarena/Agência O Globo
Especialistas avaliam que 5 mil mortes por Covid-19 no Brasil é possível

Dados do boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apontam que 23 das 27 unidades da federação registram uma tendência de alta no número de mortes, e segundo projeções, o número de óbitos diários pela Covid-19 pode chegar a 5 mil caso medidas não sejam tomadas.

Diante do colapso hospitalar em todas as regiões do país e com o ritmo lento de vacinação, especialistas defendem medidas mais duras de distanciamento social para impedir que esse cenário aconteça. Os números foram divulgados pelo portal 'Valor Econômico'.

“Temos um conjunto muito grande de Estados com tendência de crescimento de casos e hospitalizações. Alguns apresentam estabilidade, mas muito incipiente. É muito preocupante”, afirmou Marcelo Gomes, coordenador do Infogripe, em entrevista ao Valor.

Ele afirmou que há uma grande chance do país ultrapassar 3 mil óbitos nos próximos dias. Um cenário pior, com 4 ou 5 mil mortes diárias também não pode ser descartado. "Nós que trabalhamos com análise epidemiológica vemos que, infelizmente, não é impossível. É uma marca muito alta, mas não dá para descartar".

Já para o especista Rafael Moreira, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisador da Fiocruz, explicou que a falta de leitos de UTI também é um sinal negativo quanto ao aumento no número de óbitos.

Você viu?

"Era necessário um planejamento para conter novos casos, diminuir a circulação de pessoas, ter uma organização logística de transferência de pacientes", disse ao Valor.

"Sem redução no número de contágios, sem testagem, sem isolamento e baixa vacinação ainda vai ter muita demanda de UTI", complementou.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários