Covid-19: Saúde inclui pessoas com HIV no grupo prioritário de vacinação
Agência Brasil
Covid-19: Saúde inclui pessoas com HIV no grupo prioritário de vacinação

O Ministério da Saúde colocou, nesta segunda-feira (29), pessoas com o HIV, de 18 a 59 anos, na lista de priorização da vacinação contra a Covid-19. Segundo a nota do ministério, a indicação é vacinar este grupo após encerrar a vacinação de pessoas de 60 a 64 anos.

A pasta afirmou que a intenção é "reduzir o impacto da pandemia nesse grupo, especialmente em relação ao risco de hospitalização e óbito, e respeitar o conceito de equidade do Sistema Único de Saúde (SUS)".

As pessoas que vivem com HIV devem receber as doses na mesma etapa em que serão contemplados quem apresenta comorbidades, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. No total, as listas de prioridade somam cerca de 77,3 milhões de pessoas.

O ministério também afirmou que pessoas com HIV, maiores de 60 anos, já estão contempladas na priorização por faixa etária no plano. Segundo a pasta, serão considerados na lista de prioridades todos os indivíduos que vivem com HIV, de 18 a 59 anos, independente da contagem de linfócitos T-CD4+. "O início da vacinação para este grupo será informado por meio do Programa Nacional de Imunizações", afirma a nota.

Confira a seguir a nota do Ministério da Saúde:

"O Ministério da Saúde atualizou as recomendações de vacinação contra a covid-19 e ampliou a imunização de pessoas que vivem com o vírus HIV/Aids com idade entre 18 e 59 anos no grupo de comorbidades. Anteriormente, o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 contemplava maiores de 18 anos e com contagem de linfócitos T-CD4+. As pessoas que vivem com o HIV/Aids com 60 anos ou mais já estão contempladas na priorização por faixa etária, que antecede o grupo de comorbidades.

A partir dessa iniciativa será possível reduzir o impacto da pandemia nesse grupo, especialmente em relação ao risco de hospitalização e óbito, e respeitar o conceito de equidade do Sistema Úni-co de Saúde (SUS).

A contraindicação da vacinação segue o mesmo critério da população em geral. Ou seja, a vacinação não é recomendada à indivíduos com hipersensibilidade ao princípio ativo ou a qualquer dos excipientes da vacina ou até mesmo para aquelas pessoas que apresentaram uma reação anafiláti-ca confirmada a uma dose anterior a da mesma vacina covid-19.

VACINAÇÃO

As pessoas incluídas nesta fase da vacinação e com dados atualizados nos sistemas de informação (SISCEL, SICLOM) terão o pré-cadastro no Conecte-SUS realizado automaticamente. Para aqueles que apresentarem os critérios e não apresentarem o pré-cadastro, as Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM) receberão, via SICLOM, a lista dos indivíduos incluídos.

As Unidades Dispensadoras de Medicamentos poderão fornecer declaração nominal (modelo dis-ponível no SICLOM) informando a inclusão do indivíduo no grupo prioritário, para ser apresenta-do no local de vacinação. Também será possível apresentar o receituário dos antirretrovirais, exames, relatório médico, prescrição médica, como forma de comprovar a condição. O início da vacinação para este grupo será informado por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI)."

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!