Erro em produção inutiliza 15 milhões de vacinas da Janssen
Reprodução
Erro em produção inutiliza 15 milhões de vacinas da Janssen

Um erro humano durante o processo de produção da vacina anti-Covid da Janssen, que pertence à Johnson & Johnson, provocou a perda de 15 milhões de doses do imunizante em Baltimore, nos Estados Unidos, informou o jornal "The New York Times" nesta quarta-feira (31).

Segundo fontes federais ouvidas pela publicação, alguém da fábrica Emergent BioSolutions, que é parceira da J&J e da AstraZeneca, misturou as fórmulas das duas empresas nos frascos.

Tanto a Janssen como a AZ, em parceria com a Universidade de Oxford, tem vacinas contra o coronavírus Sars-CoV-2.

O governo norte-americano, conforme cita a agência Bloomberg, não teme que a medida atrase a meta de aplicar 200 milhões de doses porque as perdas seriam compensadas por outras fabricantes.

Atualmente, todas as doses da Janssen usadas nos EUA são provenientes da fábrica dos Países Baixos e os lotes enviados ao país já foram inspecionados e liberados pelas autoridades sanitárias.

Os Estados Unidos usam três imunizantes anti-Covid na população: o da Pfizer/BioNTech, da Moderna e da Johnson & Johnson. O da Oxford/AstraZeneca já está sendo produzido, apesar de ainda aguardar a autorização para uso emergencial do FDA, a agência regulatória do país.

De acordo com os dados do portal "Our World in Data", os norte-americanos já aplicaram 150,2 milhões de doses da vacinas - acima da primeira meta estipulada por Joe Biden ao tomar posse na Presidência. Isso equivale a 44,93 doses a cada 100 pessoas.

O plano do governo é abrir já neste mês a vacinação para todas as pessoas adultas. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!