SP inicia distribuição de concentradores de oxigênio para 47 municípios
Erlon Rodrigues/PC-AM
SP inicia distribuição de concentradores de oxigênio para 47 municípios

O governo de São Paulo começa a distribuir nesta quinta-feira para 47 municípios do estado, com o auxílio da iniciativa privada, 624 concentradores de oxigênio vindos de Atlanta, nos Estados Unidos. Segundo o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, esses aparelhos atendem pacientes de Covid-19 com demanda menor por oxigênio, em torno de 3 a 4 litros por minuto. Os cilindros de oxigênio têm capacidade maior e aportam 10 a 15 litros de oxigênio por minuto.

Os concentradores chegaram nesta manhã no Aeroporto Internacional de Guarulhos e o objetivo é apoiar os primeiros atendimentos em municípios menores, que não têm leitos de UTI. Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, o governo do estado investiu cerca de R$ 6 milhões na compra de concentradores e cilindros, feita em caráter de emergência devido ao aumento do número de casos de Covid-19 no estado.

No total, foram comprados mil concentradores e o segundo lote deve chegar até o fim da semana. A demanda por cilindros é de 2.400 unidades, das quais 540 foram entregues na semana passada e o restante deve chegar ao país até o fim deste mês.

Gorinchteyn afirmou que o número de casos está desacelerando em ritmo lento no estado de São Paulo. Na semana passada, a taxa de ocupação de UTI era de 92,5%. Hoje a taxa caiu para 88%, mas segue bastante alta e será acompanhada pelo Comitê de Contingência.

O secretário de Saúde voltou a cobrar que o Ministério da Saúde ajude na compra de kits de intubação, que têm estoque limitado em todos os estados.

"Reforçamos a necessidade de o Ministério da Saúde assumir a compra para todos os estados", disse ele.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!