Butantan receberá insumos para 5 milhões de doses da Coronavac em 19 de abril
Foto: Eduarda Esteves/iG
Butantan receberá insumos para 5 milhões de doses da Coronavac em 19 de abril

O Instituto Butantan receberá no dia 19 um novo lote de insumos que serão usados para a fabricação de 5 milhões de doses da Coronavac. A informação foi confirmada nesta quarta, 14, em entrevista realizada pelo governo do Estado.

"Hoje nós recebemos a confirmação da chegada de 3 mil litros de matéria-prima para o dia 19 e com isso permitiremos a produção de mais de 5 milhões de doses, que serão entregues para completar o primeiro contrato com o Ministério [da Saúde] e já iniciar o segundo", disse Dimas Covas, diretor do Instituto.

A carga, que será enviada pelo laboratório chinês Sinovac, é necessária para a finalização do contrato de 46 milhões de doses que o Butantan assinou com o governo federal com prazo de entrega até o fim de abril. Até o momento, foram entregues 40,7 milhões de vacinas. Covas admitiu que haverá atraso na conclusão do compromisso, que agora está previsto para acabar só em 10 de maio.

"Na realidade, para a primeira semana de abril estava prevista a chegada de 6 mil litros de insumos da China. E esses 6 mil litros foram particionados lá na China em duas remessas de 3 mil litros. A primeira é essa que chega no dia 19, como eu mencionei. E estamos aguardando a autorização para a segunda remessa de 3 mil litros, para fechar o que estava previsto para abril", afirmou o diretor.

Segundo Dimas Covas, a matéria-prima para a produção a partir daí “ainda não está autorizada”, porque a autorização ocorre “lote a lote”.

Anteriormente, em 8 de abril, Dimas Covas e o governador de São Paulo, João Doria, haviam anunciado que esse primeiro carregamento com 3 mil litros do insumos chegaria até o dia 20, sem garantir a data exata. Segundo contaram na ocasião, a segunda remessa de 3 mil litros seria esperada para desembarque em São Paulo até o final do mês.

Esse outro lote também deve render 5 milhões de doses da CoronaVac, que já farão parte das entregas do segundo contrato do instituto com o PNI (Programa Nacional de Imunização). Para esse segundo acordo, de 54 milhões de doses, o prazo de entrega prometido pelo Butantan vai até o final de agosto.

De acordo com Covas, a retomada da entrega de doses da CoronaVac acontecerá a partir do dia 3 de maio. Atualmente, sem insumos, o envasamento da vacina está parado no Butantan. Essa etapa de produção não acontece pelo menos desde o dia 6 de abril, quando o diretor da instituição relatou esse problema em entrevista ao GLOBO.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!