RJ: Prefeitura usa sedativos de veterinárias para atender pacientes com Covid-19
Pixabay/Pexels
RJ: Prefeitura usa sedativos de veterinárias para atender pacientes com Covid-19

Sedativos, analgésicos e anestésicos do Centro de Controle de Zoonoses do Rio de Janeiro foram levados para o Hospital Ronaldo Gazolla, unidade de referência para o tratamento da Covid-19 na rede municipal, para suprir a falta destes medicamentos no hospital. Os remédios não são de uso exclusivo veterinário.

A informação foi confirmada pelo secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, que conversou com a reportagem do portal G1.

"As cirurgias eletivas estão suspensas na cidade do Rio. E isso inclui as cirurgias no centro de veterinária. Não faz o menor sentido continuar consumindo itens essenciais para intubação e para a saúde humana nas unidades veterinárias. Então a gente está utilizando todo este material relativo a sedativos e a bloqueadores neuromusculares nas unidades que têm um alto atendimento de pessoas com covid ou outras doenças em que são necessárias a intubação”, afirmou Soranz.

Ele ainda complementou que estão sendo feito esforços para que os insumos não faltem em nenhuma unidade de saúde da cidade. "Todos os hospitais, municipais, estaduais e federais, têm um abastecimento para três dias e a gente tem remanejado para toda a rede para que não falte em nenhuma unidade e que a gente consiga manter um equilíbrio neste fornecimento".

Desde o começo da pandemia, o Ministério da Saúde  está centralizando a compra do chamado kit intubação. Soranz afirmou ainda que a cidade recebeu insumos esta semana e espera receber mais.

O Ministério da Saúde informou, nesta quinta-feira (15), que o Rio de Janeiro vai receber cerca de 324 mil medicamentos para intubação comprados por um grupo de empresas e doados para o SUS. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 55 hospitais vão receber anestésicos e 36 unidades vão receber sedativos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!