Índia bate recorde mundial de casos de Covid-19 pelo 2º dia; confira
Pixabay
Índia bate recorde mundial de casos de Covid-19 pelo 2º dia; confira

A Índia registrou, nesta sexta-feira (7), mais um recorde diário de casos de Covid-19, com 414.188 infectados pela doença. Foi o 2º dia seguido de recorde mundial e a 3ª vez que o país tem mais de 400 mil casos confirmados em apenas 24 horas.

A Índia teve também mais 3.915 óbitos confirmados, elevando o total de mortes para 234 mil e o de infectados para quase 21,5 milhões, segundo dados do Ministério da Saúde do país.

Situação grave

Já são 16 dias seguidos com mais de 300 mil infectados e o 10º dia com mais de 3 mil mortes por dia. A Índia é o segundo mais populoso do mundo, com mais de 1,3 bilhão de habitantes do país, e cerca de 70% da população vive no interior.

Apesar dos números já elevados, alguns especialistas dizem que pode haver subnotificação, o que pode representar uma situação ainda pior nos indicadores.

A explosão no número de casos já provocou o colapso do sistema de saúde local, que não consegue atender ao volume de pacientes. Muitas pessoas morrem em casa sem atendimento ou na porta dos hospitais, à espera de leitos ou oxigênio.

Pressão por um lockdown nacional

K. Vijay Raghavan, principal conselheiro científico do governo indiano, afirmou que uma terceira onda "é inevitável, dados os elevados níveis de contaminação atuais".

Com a situação se mantendo em níveis graves, muitas críticas surgem para que o governo nacional faça um lockdown no país, com o objetivo de conter a curva de contaminação. Atualmente, a estratégia adotada por lá é deixar as decisões referentes às medidas restritivas a cargo das gestões estaduais, o que não tem sido eficaz.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!