Taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil sobe para 1,02, diz Imperial College
Pixabay
Taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil sobe para 1,02, diz Imperial College

A taxa de transmissão (Rt) da Covid-19 no Brasil subiu para 1,02, de acordo com levantamento do Imperial College de Londres, atualizado nesta terça-feira. O índice estava em 0,91 no relatório divulgado na semana passada.

Quando a taxa de contágio está acima de 1, indica que a doença avança sem controle no país. Desde a última semana de abril, o Rt brasileiro estava um pouco abaixo dessa marca.

A taxa de transmissão atual significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem a doença para outras 102. Dentro da margem de erro calculada pela universidade britânica, o Rt brasileiro pode variar de 0,98 a 1,09.

O Imperial College também projeta que o Brasil deve registrar 14.600 óbitos pela Covid-19 nesta semana, um aumento em relação à anterior, quando foram contabilizadas 13.681 mortes pela doença.

A taxa de transmissão é uma das principais referências para se acompanhar a evolução epidêmica do Sars-CoV-2 no país. No entanto, especialistas costumam ponderar que é preciso acompanhá-la por um período prolongado de tempo para avaliar cenários e tendências, levando em conta o atraso nas notificações e o período de incubação do coronavírus, que chega a 14 dias.

Por ser uma média nacional, o índice também não indica que a doença esteja avançando ou retrocedendo da mesma forma nas diversas cidades, estados e regiões do país. Além disso, a universidade britânica afirma que a precisão das projeções varia de acordo com a qualidade da vigilância e dos relatórios de cada país.

Você viu?

Estatísticas nacionais apontam que a média móvel de sete dias do número diário de mortes pela Covid-19 no Brasil está em 1.881, o que representa variação de -5% (tendência de estabilidade) nas últimas duas semanas. Essa é a menor média móvel de mortes dos últimos 70 dias.

Levando em conta o número diário de resultados positivos em diagnósticos, a última quinzena teve variação de 8% (tendência de estabilidade) em escala nacional. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa.

Contágio pelo mundo

De acordo com o levantamento do Imperial College, o mundo registrou, até segunda-feira, 24 de maio, mais de 166 milhões de casos de Covid-19, e mais de 3,4 milhões de óbitos.

As maiores taxas de transmissão da Covid-19 da semana estimadas pela universidade britânica ocorreram nas Ilhas Maldivas (Rt 1,50), Bolívia (Rt 1,42) e África do Sul (Rt 1,41).

Na América Latina, o segundo maior índice estimado foi na Argentina (Rt 1,18), seguido por Paraguai (Rt 1,13), Uruguai (Rt 1,10) e Chile (Rt 1,05).

Já as menores taxas foram identificadas na Suécia (Rt 0,21), Espanha (Rt 0,39) e Autoridade Palestina (Rt 0,51).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!