Vietnã detectou nova variante da Covid-19 que é híbrida entre indiana e britânica e muito mais transmissível
Reprodução: BBC News Brasil
Vietnã detectou nova variante da Covid-19 que é híbrida entre indiana e britânica e muito mais transmissível

Autoridades do Vietnã detectaram uma nova variante do novo coronavírus (Sars-CoV-2) que é uma combinação das variantes indianas e britânicas e se espalha rapidamente por via aérea, disse o ministro da saúde neste sábado (29).

Depois de conter o vírus com sucesso durante a maior parte do ano passado, o Vietnã está lutando contra um aumento nas infecções desde o final de abril, que é responsável por mais da metade do total de 6.713 casos registrados. Até agora, houve 47 mortes.

"O Vietnã descobriu uma nova variante da Covid-19 combinando características das duas variantes existentes encontradas pela primeira vez na Índia e no Reino Unido ", disse o ministro da Saúde, Nguyen Thanh Long, em um comunicado. "A nova variante é muito perigosa", garantiu.

O país do sudeste asiático havia detectado anteriormente sete variantes do vírus: B.1.222, B.1.619, D614G, B.1.1.7 (conhecida como a variante do Reino Unido), B.1.351, A.23.1 e B.1.617.2 (a variante indiana).

Você viu?

"A nova [cepa] é uma variante indiana com mutações que originalmente pertencem à variante do Reino Unido", disse Long, acrescentando que as autoridades em breve anunciariam o nome e as características detalhadas da variante recém-descoberta.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou quatro variantes do SARS-CoV-2 de preocupação global. Isso inclui variantes que surgiram primeiro na Índia, no Reino Unido, na África do Sul e no Brasil .

Funcionários da OMS não responderam imediatamente a um pedido de comentários sobre a nova variante identificada no Vietnã.

Culturas de laboratório da nova variante, que é muito mais transmissível do que os tipos anteriormente conhecidos, revelaram que o vírus se replicou muito rapidamente, disse Long. Segundo ele, isso poderia explicar porque tantos novos casos surgiram em diferentes partes do país em um curto período de tempo.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários