Vacina contra a Covid: Pfizer entrega 2,4 milhões de doses ao Brasil esta semana
Patrick T. Fallon/Divulgação
Vacina contra a Covid: Pfizer entrega 2,4 milhões de doses ao Brasil esta semana

Esta semana, a Pfizer Brasil entrega 2,4 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 ao Ministério da Saúde. A chegada dos imunizantes acontecerá em três dias, com a distribuição de 936 mil doses nos dias 1 e 2 de junho, e outras 527 mil doses na quinta-feira (3).

Após atraso por parte do governo brasileiro para firmar parceria com a Pfizer/BioNTech, novos acordos foram estabelecidos entre a farmacêutica e o Ministério da Saúde.

Um deles, firmado no dia 19 de março, contempla a disponibilização de 100 milhões de vacinas ao país até o final do terceiro trimestre de 2021. Já outro acordo estabelecido no dia 14 de maio prevê o fornecimento de 100 milhões de doses adicionais no quarto trimestre deste ano.

Na última sexta-feira (28), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou estender o tempo de armazenamento da vacina da Pfizer em temperaturas de geladeiras normais — de 2°C a 8°C — de 5 para 31 dias. A medida foi recomendada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) no início do mês.

Em nota, a Anvisa informou que avaliou os estudos de estabilidade apresentados pelo laboratório desenvolvedor da vacina. E esclareceu que "eles servem para definir por quanto tempo e em quais condições a vacina mantém suas características sem alteração".

Você viu?

Com isso, o imunizante da Pfizer, que é um dos três utilizados atualmente na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil, poderá ser distribuído a todos os municípios brasileiros e não apenas às capitais.

O GLOBO procurou o Ministério da Saúde para saber como será a distribuição das doses pelo país, mas ainda não teve resposta.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!