Vacinas da Pfizer e da Moderna não afetam a fertilidade em homens
Reprodução
Vacinas da Pfizer e da Moderna não afetam a fertilidade em homens

Um estudo concluiu que não há risco de homens terem sua fertilidade afetada após tomarem as vacinas da Pfizer ou da Moderna contra a Covid-19. Os pesquisadores conduziram a pesquisa após notarem que os testes clínicos não analisaram esses fatores inicialmente.

No entanto, a conclusão do estudo realizado pela equipe da Universidade de Miami é de que não há nenhuma relação entre a imunização com as duas vacinas pesquisadas e a infertilidade masculina. “A hesitação vacinal é uma barreira para acabar com a pandemia de Covid-19, e acreditamos que parte dessa hesitação se deve à opinião pública sobre se a vacina pode afetar negativamente a fertilidade”, disse o autor do estudo, Dr. Ranjith Ramasamy.

Covid-19 e problemas de fertilidade

Agora, o vírus em si pode causar problemas de reprodução me homens. “Fomos os primeiros a demonstrar que o vírus da Covid, por si só, pode afetar a fertilidade masculina e ser uma causa potencial para a disfunção erétil”, completou o especialista.

A pesquisa analisou 45 homens saudáveis com idades entre 18 e 45 anos que nunca demonstraram problemas de fertilidade. O grupo enviou amostras de sêmen após receberem a primeira dose de ambos os imunizastes e cerca de dois meses após a segunda vacinação. “Somos agora os primeiros a examinar se há algum impacto da vacina Covid no potencial de fertilidade masculina, o que não encontramos”, completa a pesquisa.

Você viu?

“Este é o ciclo de vida completo do esperma e 70 dias é tempo suficiente para ver se a vacina afeta os parâmetros do sêmen”, disse o primeiro autor do estudo, Daniel Gonzalez. As medições do volume do esperma, concentração de sêmen e espermatozóides em movimento nas amostras não encontraram mudanças em relação aos níveis iniciais.

Por enquanto, o estudo foi aplicado apenas nas vacinas da Pfizer e da Moderna. A análise saiu no Journal of the American Medical Association em 17 de junho.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!