Nos últimos dez dias, hospitais privados do estado de São Paulo registraram alta de 20% nas internações em leitos clínicos por Covid-19. No mesmo período, o número de internações em UTIs caiu 6%. O levantamento foi feito pelo SindHosp (sindicato dos hospitais, clínicas e laboratórios paulistas).
De acordo com o sindicato, isso pode significar pessoas estejam chegando com um quadro de menor gravidade da Covid-19 aos hospitais. "Mas esse recuo de 6% nas internações em UTI não alivia a pressão sobre o sistema de saúde. Continuamos no limite", disse o presidente do SindHosp, Francisco Balestrin, à coluna de Mônica Bergamo da Folha.
Resultados da pesquisa
A pesquisa foi realizada de 14 a 18 de junho e identificou que 66% dos 101 hospitais que fizeram parte do levantamento tiveram aumento de internações.
Dos entrevistados, 81% relataram ocupação de leitos clínicos acima de 80%. Para efeito de comparação, em 1º de junho, apenas 67% tinham ocupação superior a 80%.
Quanto aos leitos de UTI, 83% dos hospitais afirmaram ter ocupação superior a 80%. Na pesquisa anterior, 88% deles registraram ocupação acima deste índice.
Queda na faixa etária dos internados
Ainda segundo o levantamento do SindHosp, apenas 18% dos pacientes internados com Covid-19 em hospitais privados de São Paulo tem mais de 60 anos. A maioria deles, 57%, tem entre 40 e 50 anos de idade.
Balestrin afirma que a queda na faixa etária pode estar associada ao processo de vacinação no país, que começou pelos idosos.