Avifavir
Reprodução Twitter de @ze000
Avifavir


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) rejeitou nesta terça-feira (22) a autorização para uso emergencial do antiviral  Avifavir no tratamento contra a Covid-19. Segundo o órgão, o medicamento não trouxe benéficos no combate à doença.

A droga não atinge os requisitos de eficácia e de segurança da agência, de acordo com a diretora Meiruze Freitas, relatora do pedido.

"A Anvisa continua comprometida com o avanço da saúde pública do país durante esta pandemia sem precedentes. A Agência deve usar de todas as vias possíveis para fazer com que novos tratamentos estejam disponíveis para os pacientes o mais rápido possível. Entretanto, não se pode autorizar o uso de um medicamento que não demonstrou benefício clínico no tratamento da Covid-19 e ainda pode resultar em riscos à saúde dos pacientes".

Sob o nome de Avigan, o medicamento é usado contra a gripe no Japão desde 2014. A atuação é semelhante à do rendesivir: inibe a enzima polimerase, que ajuda o vírus a se reproduzir após infectar a célula. Esse antiviral, por sua vez, foi desenvolvido para o combate ao ebola e aprovado pela Anvisa no tratamento da Covid-19.

A Rússia, que já aprovou o uso emergencial contra a Covid-19 em junho, anunciou acordos de venda com 17 países no ano passado, incluindo o Brasil. Na lista, figuravam também África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Bulgária, Chile, Colômbia, Emirados Árabes, Eslováquia, Equador, El Salvador, Honduras, Kuwait, Paraguai, Panamá, Sérvia e Uruguai.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!