A meta estipulada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, era vacinar todos os americanos adultos contra a Covid-19 até 4 de julho, quando o país comemora sua independência. Porém, a Casa Branca reconheceu, nesta terça-feira (22), que a meta não será atingida, segundo informações da Reuters.
Um levantamento feito pelo jornal New York Times mostra que o ritmo atual da vacinação norte-americana fará com que o país chegue a 67% dos adultos imunizados com ao menos uma dose da vacina. Mesmo sem cumprir a meta inicialmente estabelecida, Jeff Zients, coordenador da resposta à pandemia da Casa Branca, disse que os números alcançados indicam que os EUA construíram "um programa de vacinação inigualável e inédito em todo o país".
Agora a meta é vacinar 70% dos americanos com mais de 27 anos com ao menos a primeira dose. Segundo Zients, entre os obstáculos para atingir a meta, está a recusa da vacina por, principalmente, jovens adultos.
"A realidade é que muitos norte-americanos mais jovens sentem que a Covid-19 não é algo que os afeta, e eles estão menos ansiosos para se vacinar", disse.